quinta-feira, 9 de junho de 2016

Ser mãe careca

O primeiro post, começo eu....

Escrever sobre ser mãe careca, enquanto sou...pois os cabelos já começam a nascer e qualquer dia já não me recordo desta sensação.

Já sabia que iria ficar sem cabelo, logo após a cirurgia foi falado a possibilidade de quimioterapia...e consequente queda de cabelo.
Como mãe que gosta de proteger os seus "pintainhos" ...pensei logo em como poderia amenizar esta fase, a mais pequenina não iria se recordar, mas o mais velhito já tem 6 anos.....e iriam começar as perguntas...os comentários e temi também pela reacção dos colegas dele.

Passado 6 semanas, cortei o cabelo ainda mais curto do que tinha e comecei a explicar aqui em casa que tinha calor e estava cansada de lavar o cabelo todos os dias.....que a moda era esta!!

14 dias após o primeiro ciclo de quimio...o terror....começou a cair....rapei máquina 2!!!.... e disse que assim ficava gira e ainda dava menos trabalho!!.....o mais velhito lá foi ouvindo.....sorte minha que até tenho a cabeça bem redondinha!

Em 5 dias lá foi o cabelo todo.....foi a etapa mais dolorosa para mim, aceitar-me sem cabelo, adaptar-me ao toque da cabeça....é pele....sim!!!! onde costuma haver cabelo fica pele e ao princípio a sensação é muito estranha...usei lenços....fui para o Youtube ver todos os videos e pedi lenços emprestados.....a primeira pessoa a emprestar-me lenços, sem sequer eu pensar nisso, foi a Teresa, sempre na crista da onda!!!

A educadora, as auxiliares ajudaram imenso e faziam-me sentir bonita, pois eu levava lenços lindos e ia toda maquilada, era o que faltava andar doente em tratamentos e estar feia....não....eu tinha de parecer o mais normal possível para os meus meninos!!! para esta família!

Até que o tempo aqueceu e eu perdi a vergonha e comecei a andar careca!!!
Olhares??? Imensos... mas eu entrava por aquela escola, trabalho, supermercado, com ar de modelo, olhos em frente, andar confiante e em frente, cabeça levantada, olhos bem maquilados!!! Custou, mas habituei-me!!
Comecei a brincar com os colegas do meu filho, que me faziam perguntas... disse que não queria piolhos e assim não havia problema!!
Comentários, ouvi muitos e ignorei-os todos!!!
Eu estava bem....não gastava tempo em cabeleireiro, nem dinheiro, num instante me arranjava de manhã e tinha ar de mãe roqueira!!! Que mais podia eu querer nesta altura?? Parecer fixe!! Penso que consegui!!

Joana



Sem comentários:

Enviar um comentário